21:55

História da Arte

O que é arte?
                  A arte se expressa de várias formas e existem várias definições para se explicar o “O que é ARTE?”. Segundo Francis D. K. Ching no livro Dicionário da Arquitetura “Arte é o uso consciente de habilidades, engenho e imaginação na produção do que é belo,  atraente e cujo significado transcende o comum.”
                 No livro “Pequena História da Arte”, Pietro Maria Bardi define arte da seguinte maneira, “Arte é a lei e a idéia daquilo que se quer escrever por meios materiais.”Ou ainda “Arte é pura linguagem; é o máximo esforço realizado pelo homem a fim de exprimir de maneira mais compreensível e mais universal.
                 Gombrich defende a idéia de que, “Não existe Arte com A maiúsculo. Existem somente artistas. (...) Aquilo que chamamos “obra de arte”não é fruto de uma atividade misteriosa, mas são objetos feitos por seres humanos para seres humanos.”
                  Acredito que arte é uma maneira de expressão humana inteiramente ligada à interpretação do artista quanto à realidade que vivencia. E é algo, pois, inteiramente subjetivo e relacionado à sua experiência de vida. Sua interpretação e idealização da realidade definirão sua manifestação “artística”, a qual será ou não qualificada ao longo do tempo como arte propriamente dita.    
                 Lembrando que as expressões arte e artista serão usadas em todas as épocas, tivemos conhecimento da arte como a vemos hoje a pouco mais de 500 anos e ainda temos muito que aprender com a arte e com os artistas que as tornam reais. (Fritz Baumgart em “Breve História da Arte”, pág. 2)
Bibliografia:
BARDI, M. Pietro, Pequena História da Arte. Melhoramentos – Ed. 5/ São Paulo – 1993.
Gombrich, E. H. A Historia da Arte. Zahar -  Rio de Janeiro/1979.
CHING, D. K. Francis; Dicionário Visual de Arquitetura. Martins Fonte – São Paulo/2006.
BAUMGART, Fritz; Breve História da Arte. Martins Fontes – São Paulo/ 2007.
Imagens:
Vincent Van Gogh - Site: http://estacaoespacial.zip.net/. Acesso em: 26/09/2010.


0 comentários: