21:45

História da Arte

O que é Design?
                 A palavra design não era empregada freqüentemente até o século 19. Mesmo muitos trabalhadores já se intitularem como designers, estas características se tornaram ainda mais importantes na primeira Revolução Industrial. Após este período o design foi se tornando um ponto importante para etapas especificas do processo produtivo.
                 O design é fruto de três grandes processos históricos, industrialização, a urbanização moderna e a globalização. Todos eles passam pelo desafio de organizar um grande numero de elementos dispares.  
                 Mediante a um surgimento derivado de épocas e marcos importantes da história o design veio se tornando algo importante no desenvolvimento se tornando a lacuna dos processos.
                O design sofreu grandes influencias de épocas e marcos históricos, desenvolvendo cada vez mais características que o tornam importante para se obter grandes soluções.
                Mirian Gurgel nos coloca que, “O design como o entendemos hoje, é um processo consciente e deliberado que busca organizar materiais (com suas linhas, texturas e cores) e diferentes formas a fim de alcançar determinado objetivo, seja funcional ou estético.
               A importância do design, na atualidade, torna-se evidente quando percebemos que o design aplicado a qualquer elemento afeta não somente os objetos que integram com ele e as pessoas que o utilizam, mas, mais abrangentemente, ainda afeta nosso meio ambiente.”
                E John Heskett nos oferece varias definições em seu livro “Design”, mas a definição citada exprime claramente o que é o design, “O design é uma das características básicas do que significa ser humano e um elemento determinante da qualidade de vida das pessoas. Ele afeta todo mundo em todos os detalhes de todos os aspectos de tudo que as pessoas fazem ao longo do dia. E, como tal, o design é extremamente importante.”
                O design em sua amplitude tem papel importante nos resultados da qualidade de vida dos seres humanos, deixando cada dia mais de ser apenas um artigo de “luxo” e passando a ser uma peça importante nas tomadas de decisões para definir produtos, ambientes, e tudo mais que o designer desenvolver para o ambiente propriamente dito, transformando a vida do ser humano, buscando sempre o conforto e a melhor qualidade de vida.

Bibliografia:
GURGEL, Mirian; Projetando Espaços – Guia de Arquitetura de Interiores para Áreas Residências. Editora Senac – São Paulo/2005.
HESKETT, John; Design. Editora Ática – São Paulo/ 2008.
CARDOSO, Rafael; Uma Introdução à Historia do Design. Editora Blucher – São Paulo/ 2008.
Imagens:

0 comentários: