19:16

História da Arte

ROMANTISMO

“A palavra romantismo designa uma maneira de se comportar, de agir e interpretar a realidade. O comportamento romântico caracteriza-se pelo sonho, por uma atitude emotiva diante das coisas e esse comportamento pode ocorrer em qualquer tempo da história. 
Romantismo designa uma tendência geral da vida e da arte; portanto, nomeia um sistema, um estilo delimitado no tempo.”

O romantismo é todo um período cultural, artístico e literário que se inicia na Europa no final do século XVIII que foi marcado pela Revolução industrial, revolução esta que gerou novos inventos com o intuito de solucionar os problemas técnicos que eram decorrentes pelo o aumento das produções, com todas as mudanças acontecendo veio com elas as fortes mudanças sociais e culturais, provocando a divisão do trabalho e o início da especialização da mão-de-obra, e pela Revolução Francesa que lutava por uma sociedade mais harmônica, em que os direitos individuais fossem respeitados, traduziu-se essa expectativa na Declaração dos Direitos do Homem e do Cidadão. Do mesmo modo, a atividade artística tornou-se complexa.
Pode-se considerar o berço do romantismo, três grandes países: Itália, Alemanha e Inglaterra. Porém, foi na França, que o romantismo ganhou força como em nenhum outro país e, através dos artistas franceses, os ideais românticos espalham-se pela Europa e pela América.
Os artistas românticos procuraram se libertar das convenções acadêmicas em favor da livre expressão da personalidade do artista.
O romantismo tem como características marcantes:
  • Valorização dos sentimentos e da imaginação; 
  • Nacionalismo; 
  • Valorização da natureza como princípios da criação artística; 
  • Os sentimentos do presente tais como: Liberdade, Igualdade e Fraternidade.
 
Nesta época a escultura e a arquitetura registram pouca novidade. Temos a permanência do estilo anterior, o neoclássico. Acontecendo em alguns momentos a retomada de estilos anteriores como o gótico da época medieval, surgindo o neogótico.
Temos em maior destaque do neogótico o Edifício do Parlamento Inglês um clássico do neogótico.


Parlamento Inglês/ Houses of Parliament
                 Na pintura romântica temos como características:


  • Aproximação das formas barrocas;
  • Composição em diagonal sugerindo instabilidade e dinamismo ao observador; 
  • Valorização das cores e do claro-escuro;
  • Dramaticidade. 
                Os temas da pintura na época eram os fatos reais da história nacional e contemporânea da vida dos artistas, a natureza revelando um dinamismo equivalente as emoções humanas e a Mitologia Grega.
Os artistas desta época como Goya que teve como obra destacada: Os Fuzilamentos de 3 de maio de 1808.
                        Goya, Os Fuzilamentos de 3 de maio de 1808.

Turner representou grandes movimentos da natureza, mas por meio do estudo da luz que a natureza reflete, procurou descrever uma atmosfera da paisagem. Uma das primeiras vezes que a arte registra a presença da máquina (locomotiva).  Suas obras mais destacadas: Chuva, Vapor e Velocidade e O Grande Canal, Veneza.



                    WillianTurner - Staffa: Fingal's Cave             William Turner, O Grande Canal, Veneza.


Bibliografia:
Romantismo - Site<http://www.historiadaarte.com.br/arteromantica.html> Acesso em 25/11/2010.

Imagens:  Parlamento Inglês / Houses of Parliament. Site - < http://www.djibnet.com/photo/big+ben/parlamento-ingles-houses-of-parliament-464623580.html>. Acesso em 25/11/2010.

Goya - Os Fuzilamentos de 3 de maio de 1808. Site:< http://www.dhi.uem.br/labtempo/index.php>. Acesso em 03/12/2010.
O Grande Canal, Turner W. Site: <http://latinorium.blogspot.com/2006_01_01_archive.html >. Acesso em 03/12/2010.

0 comentários: